quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Quem completará a obra?

 “Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6 NVI)



Em Atos 16 vemos a descrição de quando Paulo recebe a visão de evangelizar o continente Europeu. A cidade de Filipos é citada como a primeira cidade e nela iniciou-se o cristianismo europeu. Aproximadamente 12 anos depois, Paulo estando em uma prisão domiciliar, possivelmente em Roma, em torno do ano 61-63 D.C., recebe visita de Epafrodito que vai levar uma oferta generosa em nome da Igreja de Filipos. Este é o conteúdo que mais destaca-se na carta aos Filipenses: a) a gratidão de Paulo pelos irmãos de Filipos; b) a alegria na obra, apesar de estar preso; c) exortação aos falsos profetas e d) e o conflito de duas líderes (Evódia e Síntique). Considerada uma das Igrejas mais “tranquilas” e obedientes da época, tanto que Filipenses é a carta com menor teor doutrinário, esta carta esboça alegria pelo viver o evangelho.

O versículo que destacamos sobre o 1° capitulo, serviu não só aos crentes desta época ,que deveriam depositar sua confiança e esperança em Cristo Jesus, como para todos que vivemos evangelho. Impressionante imaginar estas palavras para aqueles que foram os primeiros cristãos europeus.

Importante lembrar que, para uma Igreja considerada sólida, era importante estabelecer que: 1°) obra não estava completa; 2°) mesmo com um teor de agradecimento pela oferta, só a fé em Jesus Cristo poderia garantir a continuidade das coisas boas que faziam; 3°) A obra só seria completa quando chegasse o dia do retorno do Senhor Jesus.

Crentes são sedentos por participar do evangelho, mas é comum percebermos nosso empenho temporário ou quando há conveniência. Servir no evangelho é um estilo de vida, que dura toda a vida!

Nossas deficiências, ansiedades, frustrações, angústias e recompensas são solucionadas e respondidas apenas quando olhamos para o alto.

É comum percebermos que aqueles que nesta terra nos inspiram confiança falham como nós. Que descobrimos que temos limites e que a obra continua, mesmo quando desfalecemos. É certo também que devemos persistir e ter o compromisso de seguir, mas confiantes que nossa esperança está naquele que nos resgatou do pecado e chamou para a gloriosa obra.

Por isto, “não andeis ansiosos”. “Aquele que que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6 ARC).

Por Hamilton Felix – Membro da Igreja Rede em Sobradinho, DF e estudante de Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro (IBADERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário